top of page

Semana mundial de saúde 2022




Semana em que se comemora o dia mundial da saúde.


Um brinde à saúde!

Brindar para comemorar, quem não gosta de fazer um brinde e aclamar por saúde!

A saúde significa muito, saúde é muito mais que ausência de doença,

saúde é poder ir e vir, ter minha autonomia física, emocional e financeira. Ter oportunidade de encontrar pessoas queridas.


Viver é uma sucessão de momentos e muitos deles nós podemos escolher e planejar para serem mais intensos… e poder aclamar saúde reconhecendo que o tempo é relativo. Aquele encontro que passa em um piscar de olhos e fica registrado na nossa memória com tantos detalhes.


Saúde é bem estar físico, psíquico, social e espiritual.

Somos uma pessoa só, mas temos muitas facetas.


E a saúde envolve muito mais que nossa individualidade. Se por um lado um dos maiores indicadores de saúde é nossa rede de apoio emocional, social e financeira. Por outro lado nossa saúde depende da qualidade do ar que respiramos, do clima, da estrutura da nossa cidade e das regiões urbanas.


Foi pensando nesse coletivo dos seres humanos à delicadeza do nosso planeta que a Organização mundial de saúde declarou como tema fundamental para o dia mundial da saúde, comemorado no dia 7 de abril, Nosso planeta, nossa saúde.


Como cuidar do planeta pode nos garantir mais saúde?

A dimensão desse tema é tão grande que até me congelo um pouco para estabelecer qual foco escolher para conversar com vocês na coluna Saúde com Protagonismo de hoje.


Se pegarmos como exemplo as enchentes e alagamentos. Além do risco à vida,… a perda da sua cidade, de seu lar são uma perda de saúde social e emocional.

Quando há alagamentos, misturados com a poluição, o lixo, …. Além de faltar agua potável para consumo, há risco imenso de doenças físicas (orgânicas) que são transmitidas por essa água suja.


Se uma cidade, sem alagamento, já vive um problema de dificuldade no acesso a saúde, uma pessoa com hipertensão, com depressão, com obesidade ou uma criança com dificuldade de atenção e aprendizado na escola.

Como você imagina que ficam os serviços de saúde em uma situação como essa de alagamento.


Quando a ação do homem acarreta essas mudanças climáticas,

Toda a nossa tecnologia em saúde fica mais distante do cidadão comum. As UBS ficam lotadas e as vezes também são destruídas por chuvas, furacões, secas, … às vezes sem água e eletricidade.

O material produzido pela OMS para esse 7 abril de 2022 conta com várias informações em como podemos ajudar o meio ambiente, colocarei os links para acesso lá no portal desacato, assim você poderá dar uma olhada e ver inclusive como as mudanças climáticas podem influenciar diretamente doenças que você já tenha, e até efeito de medicamentos que você utiliza.

Para cuidar do nosso planeta, acho que todos reconhecemos a questão da emissão de gás carbônico e de metano como um grave problema. Cada um fazer a sua parte é importante, escolhendo por meios de transporte menos poluentes e informa-se melhor da origem dos nossos alimentos, consumir menos carne e derivados… pois sim, produzir carne, … polui.


Mas tem um ponto muito importante em tudo isso: ser ecologicamente correto tem que ser sustentável, em custo de tempo e dinheiro. Não é uma moeda de dois lados; assim como a saúde é uma linha longa que percorremos, vamos e voltamos.


Algumas noites bem dormidas, outras trabalhando/ estudando e outras com os amigos. É uma balança em busca de equilíbrio.


O que eu posso fazer hoje para melhorar nosso planeta e nossa saúde?

Você pode ficar chocado, mas cada vez que você usa o cinto de segurança, atravessa a rua na faixa de pedestre, cobrir a cabeça quando estiver trabalhando no sol quente, beber água com frequência e usa máscaras em ambientes fechados (principalmente quando está em companhia de desconhecidos), você já está fazendo uma boa parte!


Consegue perceber o motivo?

Seguir orientações para controlar os efeitos da mudança dor clima e nos expor menos aos riscos climáticos é simples, é uma mudança de hábito e são apropriadas para não sobrecarregar o sistema de saúde, com essas mudanças que vêm por ai.


É preciso agir pelo planeta, para a saúde de todos.

É preciso agir também por nossa saúde, adaptar-se para minimizar os riscos. O uso de máscara já é indicado em algumas regiões cujo o ar é muito poluídos. As máscaras podem ficar mais comuns do que pensávamos.


O assunto é sério!

Fique atendo as suas escolhas e escolha em prol do coletivo, do nosso planeta.



PORTAL DESACATO

Colunista: Juliana Barcellos de Souza, PhD

Coluna: Saúde com protagonismo

Dia 6 de abril de 2020

Email: juliana@educaador.com


Comments


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page