top of page

Mitos e verdades sobre a Fisioterapia no tratamento da dor

Mitos e verdades sobre a fisioterapia no tratamento da dor.

Além de mitos e verdades essas são perguntas comuns que os pacientes nos fazem ao telefone, antes de iniciar o tratamento conosco. Por isso, se ficou com alguma dúvida, comunique-nos! Só assim poderemos te ajudar!


















MITOS:

1- Fisioterapia é só paliativo; não trata a dor.

Não, na verdade os recursos e técnicas utilizados pelo fisioterapeuta estão descritos em várias diretrizes mundiais (Guidlines) para o tratamento inicial de muitas dores crônicas. Atualmente, Organizações internacionais de estudo e tratamento de dores como Fibromialgia, Lombalgia, entre outros, colocam os procedimentos dos fisioterapeutas como PRIMEIRA OPÇÃO de tratamento (pois resolve uma grande parte dos casos de dor) e como PADRÃO OURO (pois é fundamental para o tratamento dessas dores).






2. Fisioterapia, temos que fazer dezenas de consultas para melhorar.

Não! Além disso, após cada procedimento você de perceber que houve uma melhora, mesmo que seja pequena. A melhora é um processo diário, apesar de termos dias bons e outros ruins é importante ser crítico e perceber se "na média dos dias" você está mesmo melhorando!










3. Fisioterapia, atendimento em grupo é ruim.

Não! Muitos programas em grupo tem até resultados melhores que os individuais. Mas atenção, são grupos com pessoas que tem dores parecidas e afinidades. O atendimento com grupos heterogêneos é um grande desafio, e as pessoas costumam levar mais tempo para melhorar (por isso o mito de precisar de várias consultas!).









VERDADES



1- Fisioterapia, as consultas podem ser uma vez por mês, mas os exercícios são diários (em casa, academia, na praia,..)

SIM! Com certeza! Assim que você se sentir seguro é fundamental aumentar o intervalo entres as consultas, isso inclusive está descrito na literatura científica como um fator associado ao seu sucesso no tratamento e controle da sua dor!










2- Fisioterapia, Atendimento individual (um paciente por horário) é bem diferentes de atendimento em grupo.

Sim, ter o profissional especializado e atento aos seu progresso faz toda a diferença no planejamento das atividades para casa e na avaliação do processo de sua evolução. O olhar individualizado (sobre seu caso) e individual (observando apenas você nessa consulta) pode acelerar muito a sua melhora, e reduz o número de consultas!.









3. Fisioterapia, o paciente pode ter mais de um fisioterapeuta para o tratamento da dor. Diferentes especialidades. A Fisioterapia não é um tratamento, é uma profissão, com diferentes especialidades, assim como médicos e dentistas.












コメント


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page