top of page

Frio e dor: torcicolo

Inverno chegando e a gente está sentindo esse ar frio e gelado que nos cerca…


Mas sentir frio é vital, já pensou se não tivéssemos esses receptores na pele para nos avisar que está frio?



Por causa desse frio nós nos agasalhamos, evitamos locais abertos (o que é uma problema para a influenza e covid) mas são as formas de nos proteger para manter o corpo aquecido. Para nos proteger do frio e dos vírus, ambiente fechado com máscaras no rosto.



Além de nos agasalhar, nosso corpo tem várias outras estratégias para nos manter aquecido, e uma delas é nos contrairmos um pouco. É bem comum termos uma dor extra no fim do dia, em volta do pescoço e ombros. Nosso objetivo é de reduzir a área de troca de calor com o meio ambiente gelado. Por isso que muitas pessoas recorrem as roupas com gola alta, cachecol o similares.


As vezes… essa contração muscular para nos proteger do frio…. Ela é tão forte que pode nos causar um torcicolo! Sim, trava os movimentos da cabeça. O torcicolo se instala, muitas vezes, por uma tentativa ineficaz do corpo nos proteger. Sentir dor não é uma boa opção, concordam? Por isso que defino como tentativa ineficaz.


Para sair de um torcicolo muitas pessoas pensam que precisamos forçar o movimento travado. Mas hoje em dia defende-se justamente o contrário, ou seja, você deve movimentar o pescoço em toda a amplitude que não tem dor, deve manter a região bem aquecida para relaxar o músculo que está contraído, movimentar o máximo possível o pescoço sem acordar a dor e a contratura do músculo. Desse jeitinho, o músculo vai. “baixando a guarda” e o pescoço vai aliviando.


Claro que algumas pessoas vão ao fisioterapeuta para ajudar a acelerar o processo, e no caso, nós faremos esses movimentos na direção da contratura, mas eles são realizados de forma a não ativar os mecanismos de proteção que criaram a contratura. E as recomendações após a consulta permanecem as mesmas: não forçar o movimento, mas chegar pertinho do limite antes da dor.


O calor ajuda muito! Mas quando esfria a gente logo sente o torcicolo de novo…. Por isso que o calor mantido pela roupa pode ser melhor que uma bolsa de água quente, pois quando ela esfria, muitas pessoas comentam que é bem desagradável sentir o frio úmido na região da dor.








Comments


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page