top of page

Fadiga Crônica

A vacina da covid deu certo?


Se compararmos o começo da pandemia, com certeza!


Além de menos casos, temos menos casos graves e menos óbitos.


Com a vacinação, foi possível voltar a explorar a vida em sociedade, no início com as máscaras, agora com um pouco de tudo,… mas muita gente tirou a mascara no começo de ano e agora percebeu o quanto ela ajuda!


Prevenção é assim, controle de fator de risco

é um dado que as vezes não consegue ser apresentado de forma tão impactante quanto ele realmente é.


Por isso a prevenção na saúde é tão desafiadora,


Tem aquela ilusão de que não acontece comigo…


E tem que olhe para os dados e como ainda existem casos, as pessoas tentam negar a estratégia de prevenção.


Por exemplo o cinto de segurança para as pessoas que estão dentro de um carro; o cinto não impede que aconteçam acidentes, mas ele protege e muito quem está dentro do carro. Por mais que as taxas ainda sejam altas, elas reduziram muito com a obrigatoriedade e o uso correto do cinto de segurança.


Assim como as máscaras, elas nos protegem, mas proteger não é impedir de acontecer.

No inverno, nossa tendencia é permanecer mais tempo em ambiente fechado e isso facilita a transmissão e o contágio por vários vírus, seja aquelas de contato ou de transmissão aérea como a influenza (A gripe ) e a Covid19.


Por isso recomendamos muito o uso de máscara em ambiente fechado.


Mesmo com a vacina, sabemos que esse vírus é novo e há inúmeras pesquisas em torno dele. Tanto para atualizar as vacinas quanto para compreender os efeitos que ele causa em nosso corpo.



A grande mudança que temos entre 2020 e 2022 é que parece que nossos pulmões estão dando conta do recado. A maioria das pessoas infectadas não apresenta mais uma insuficiência respiratória e dependência de oxigenoterapia.


A maioria das pessoas infectadas com uma covid de manifestação definida como leve, apresenta outros sintomas que também requerem nossa atenção e reflexão.


Ainda tem gente que precisa de auxílio hospitalar para sobreviver e lutar contra a infecção da covid. E isso é importante que saibamos para nos manter protegidos e atentos.


Mas eu gostaria de conversar hoje sobre essa fadiga crônica , essas sensação de estafa física e mental que é outro sintoma da covid.

Esse sintoma não é novo, as pessoas que tiveram covid antes da vacinação, também tinham esses sintomas além do comprometimento pulmonar.



Mas o que é a fadiga cronica

Como fazer durante o período do covid

E como fazer depois

Depois podemos associar a síndrome de fadiga crônica (especulativo)


O principal sintoma é a fadiga por mais de seis meses. A fadiga geralmente piora com a prática de atividades, mas não melhora com repouso.

Não há cura ou tratamento aprovado para esta doença. No entanto, alguns sintomas podem ser tratados para proporcionar alívio.


Mas sabemos que para resolver essa fadiga não será pelo repouso, é necessário recolocar o metabolismo do corpo em movimento

É como se tivéssemos reservas de energia e elas ficam velhas. Nao adianta guardar a bateria que quando formos usar ela pode nao ter mais a eficácia que ela tinha antes,

Somos um corpo vivo! Nossas escolhas fazem a diferença até nesse tipo de moléculas de energia ;-)



Para recuperar nossa energia, o que podemos fazer?

Exercício fisico

Gerenciar estresse

Técnicas de relaxamento

Sono

Alimentação



Commenti


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square