top of page

Cérebro em dor

A dor é INTERPRETADA no encéfalo, pela interação de VÁRIAS áreas corticais.

Por muito tempo acreditava-se que a dor estava associada a lesão.

Depois percebeu-se que era percepção, uma sensação logo requeria atividade dos centro superiores que controlam nosso corpo: o cérebro.

Atualmente, poderíamos dizer que ainda há dúvidas nessa compreensão do cérebro e da dor.

Será que o cérebro sente dor por que as áreas de interação que interpretam a dor estão ativas?

Será que elas estão inibidas?

Por que o cérebro mantém a atividade (ou inatividade) de algumas áreas e mantém essas dores persistentes. As dores crônicas, essas que acometem mais de 20% da população adulta mundial! (*Valores estimados anteriores à pandemia Covid 19)


Apesar de reconhecermos - cada vez mais - que as áreas corticais responsáveis pela persistência na perceção da dor esteja inibidas (como se o corpo buscasse aquela função, mas ele não encontra, então dói), e temos várias analogias para explicar esse fenômeno aos pacientes.


Lembrando que apenas explicar, não quer dizer que estamos trabalhando com educação em dor. A educação é processo bem mais amplo do que simplesmente informar.


Gosto particularmente muito de uma imagem do Butler e Mosley que mostra o bonequinho com a mão borrada. Vamos imaginar que dentro do nosso cérebro temos um mini corpinho para controlar cada parte do nosso corpo.


Mas, a parte do corpo que controla o movimento da sua coluna e quadril está mal delimitada, mal localizada (meio borrada).


Como ela não está bem definida, o movimento do bonequinho fica meio. "barbeiro", "atrapalhado, "descoordenado". com uma caminhada meio "manca"


Essa é uma região do cérebro que não está funcionando direitinho, certo? Ela não consegue ser bem controlada. Logo ela está meio "sonolenta" e nós precisamos melhorar essa representação (definição) do corpinho dentro do cérebro para podermos ter : - menos dor e - um movimento mais fluido.





Comments


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page