As Leis do Tratamento da Saúde
Quando lemos a palavra LEI, o coração até acelera! Será que encontramos o caminho do tratamento, aquele que será igual a todos, assim como a ação da gravidade age sobre todos nós!?
Para essa semana nossa reflexão será sobre um livro de 2015.
O Livro das Leis da Medicina, escrito pelo Médico Oncologista e Siddartha Mukherjee.
Quais seriam as leis das ciências da saúde, da medicina e do cuidado?
Para que seja classificado como uma CIÊNCIA é preciso que a área de estudo tenha (ao menos uma) leis que regem seu(s) objeto(s) de estudo e investigação.
Teorias e leis, segundo à ciência, são definidas por conceitos diferentes. Leis descrevem de forma generalistas o fenômeno estudado e foi comprovada por uma ampla variedade de testes e de vezes. Foi confrontada, sem ser abalada em sua DESCRIÇÃO.
Teorias por sua vez, são hipóteses “honoríficas” elaboradas pela interação de vários resultados e observações de pesquisa. Teorias EXPLICAM fenômenos da natureza. Sem descrevê-los.
Temos as sub área de pesquisa em Ciências da Saúde, e mais especificamente a área da Medicina e Fisioterapia que envolvem o cuidado e o olhar clínico sobre cada pessoa que apresenta-se para uma consulta.
Se por um lado, as pesquisas expressam uma compreensão dos sistemas e órgãos presentes no corpo humano. Por outro, a Ciência da Saúde reconhece a variabilidade de interações entre os sistemas.
Descrever leis que regem sistemas de forma isolada; ou as combinações e reações químicas de cada um; é relativamente mais fácil. Ao contrário da interação entre cada organismo tanto em sua atividade endógena (interior) quanto exógena (com o ambiente e com as outras pessoas)
As pessoas buscam instruir-se à Séculos. Dedicamos anos de nossas vida para formar raciocínio crítico e adquirir conhecimento que nos permita diagnosticar e tratar pacientes de forma eficaz, científica e com eficiência.
A experiência clínica e científica, e a reflexão que o pesquisador-médico Siddartha Mukherjee, propôs em seu livro (TEDBooks 2015) fez-me perceber o quanto as interações, as observações e a própria indução clínica foram primordiais em minha formação clínica e na formação dos demais colegas.
As frases da imagem são dele; são três leis que ele descrever sobre a Medicina.
“Quem viu o incerto com tanta certeza”
Mukherjee também é o palestrante de um TEDx sobre o tema, mas com um enfoque um pouco diferente. Trazendo uma reflexão para pensarmos mais na MEDICINA em si e não apenas na farmacologia (na pílula).
Ele aborda a evolução no conceito de tratamento, medicina. Saímos mais uma vez da idealizada visão simplista de: doença -> tratamento "pílula" -> mata o agente causador da doença -> cura.
O AUTOR NOS CONDUZ A REFLEXÃO DESDE AS MILHARES DE REAÇÕES QUÍMICA QUE OCORREM NO ORGANISMO DO NOSSO PACIENTE, E AS MILHARES DE REAÇÕES QUE OCORREM NAS INTERAÇÕES COM O AMBIENTE.
Nossa missão e visão de saúde na Educa a dor são fundamentadas nessas premissas, com o cuidado no tratamento e na produção de material com essa reflexão. Saiba mais em nosso livro
Se você quer ler mais sobre o autor, segue o link a um texto em um blog do TED.
Comments