Auto-medicação X Dor crônica
Um dos grandes vilões para que uma dor aguda evolua para a dor crônica é justamente a auto-medicação.
Isto é triste, mas é bem argumentado por pesquisas clínicas; e principalmente para as dores de cabeça.
Considero esta situação triste por vários motivos:
Primeiro,
porque tenho CERTEZA que a pessoa ao se auto-medicar queria simplesmente melhorar o mais rápido possível. Alguém que se auto-medica está procurando por um alívio rápido para aquela situação de dor, incapacidade e desconforto.
Segundo,
pela decepção ao procurar serviços de saúde e não ter sua dor valorizada.
- Seja porque a própria pessoa que sofre se julga com uma "dor pequena comparada a de outro paciente".
- Seja porque o profissional de saúde que lhe atendeu subestimou a sua dor. As vezes por não entender, não reconhecer, não acreditar no sintoma. Independente da justificativa, ... não subestime a sua dor!
Acredite, a dor de cada um importa sim!
A sua dor é importante, não a subestime e procure ajuda especializada.
Terceiro,
por não ter efeito benéfico do medicamento ou tratamento prescrito, e ... a pessoa passa a desacreditar nas opções que os serviços de saúde lhe oferecem. Mas, lembre-se da importância de Conversar, a dor é um sintoma e é sujeito, somente você pode avaliar sua intensidade e os efeitos benéficos e efeitos colaterais dos tratamentos, Converse sem medo com os profissionais de saúde, somente assim, poderemos ajudá-lo e ajustar os tratamentos.
Quarto,
às vezes, as pessoas não tem recursos para os tratamentos prescritos, e procuram outras formas de se tratar. Mas, sem saber, correm riscos. Por isso é tão importante Conversar! Explicar que não tem recursos para comprar este ou aquele medicamento; para fazer acompanhamento com psicólogo, fisioterapeuta e terapeuta ocupacional - "tudo ao mesmo tempo"
Lembre-se sempre que a dor (aguda) é definida como um sinal de alarme e precisa ser acolhida, diagnosticada e tratada corretamente.
A dor aguda não tratada corretamente, pode evoluir para uma situação de dor crônica. A dor crônica é uma situação de dor bem mais complicada para o tratamento.