Que Tal? Não pare, pois ficar parado (TAMBÉM) dói
- 7 de set. de 2018
- 2 min de leitura
Você já percebeu que ficar parado dói?
Viver com dor as vezes parece ser um caminho sem saída:
"se por um lado resolvo me mexer, sinto dor;
mas se opto por ficar parada!
Nem quero imaginar quando tiver que
me levantar para sair...
haja dor para (re)começar o movimento."
Parece confuso e sem saída, por isso mesmo que as vezes a gente se assusta e até desespera quando sente dor.
Mas calma aí?!
Vamos tentar entender estas duas situações de dor para podermos escolher com mais propriedade o que fazer e porquê escolher: repouso ou movimento!?
Primeiro ponto:
As dores doem igualzinhas?
A dor durante a caminhada é a mesma que dói quando eu volto para casa?
E a dor de ficar parado? Também é tudo igual?
Na verdade não. Nem o tipo, nem o motivo da dor. Aliás pode haver vários tipos e motivos para cada uma das situações de dores.
Nossa! Agora parece que ficou ainda mais confuso.
E é mesmo muito confuso, principalmente se você que está lendo este texto não sofra com dor crônica e queira somente entender um pouco mais sobre o assunto.
A maioria das pessoas que convive com dor crônica já percebeu que "ela muda", "caminha", muda tipo, intensidade e duração. Sim, a dor é um fenômeno dinâmico!
Ela é modulada (aumenta, diminui intensidade) ao longo de todo o trajeto nervoso percorrido em nosso corpo e cérebro.
Por isso a importância de avaliar a(s) sua(s) dor(es)!
Segundo ponto:
Se compararmos a dor de hoje com a dor de ontem, elas são iguais? Iguaizinhas?
Também não!
Então, temos mais uma mudança para a coleção de descritores, intensidade e tipos de dor.
A dor após uma caminhada ou um exercício físico é diferente da dor por ter ficado parado?
Sim. Isto ocorre por vários motivos, tanto fisiológicos (funcionamento do músculo), neurofisiológico (como os neurotransmissores e "nervos conversam"), psicológicos (pela alegria de ao menos ter conseguido fazer algo novo, diferente e muitas vezes bem legal!), social (por tem encontrado outras pessoas e ter histórias que ouviu ou viveu para contar aos outros).... entre várias outras mudanças.
E a longo prazo, você acha que qual delas irá fazer você ficar mais forte, e principalmente com maior disposição para sair por ai?
Então tenha coragem e siga em frente!
Escolha seus caminhos, suas aventuras e desventuras.
Só não fique parado, porque parado TAMBÉM dói!
E parado, ... é triste porque nada acontece.
A vida foi feita para ser vivida!
Sempre vale a pena investir um pouquinho nos seus caminhos.
