top of page

Que Tal? Aquecer


Educa a dor Que Tal? dor no frio

Previsão de frio: só isso já assusta quem sente dor.

A mudança no clima, na pressão atmosférica já são suficientes para dar uma "acordada nas dores". Mas com o frio.... parece que tudo fica mais sensível.

Por que sentimos mais dor em dias frios?

Há vários motivos para nos explicar o porquê deste aumento das dores em dias frios. Por um lado, o sistema nervoso central (cérebro e outras partes) centraliza o calor e priorizam o sangue "quentinho" para aquecer os órgãos vitais. Por outro lado, os nossos receptores ao frio, localizados "na pele, ficam em alerta e mais sensíveis. Com isso, garantimos nossa sobrevivência básica, mas com um "custo" para as partes do corpo responsáveis pelo movimento (coluna, pernas, braços,...). Os músculos contraem-se para minimizar a perda de calor, por isso gostamos de ficar bem encolhidos.

E o que podemos fazer para ter menos dor em dias frios?

Claro que todos querem se aquecer, mas as vezes não dá para passar o dia embaixo das cobertas. Além do mais se ficarmos deitados o dia todo, e encolhidos, também sentiríamos muita dor ao levantar.

Para fugir do frio, nada melhor do que se movimentar bastante. Podemos aquecer o corpo de duas formas, a primeira já foi discutida: aquela onde "seguramos" o nosso calor embaixo do cobertor. E a segunda, a mais extraordinária, nós podemos produzir calor e nos aquecer!

Sim! Fazer exercício aquece o corpo!

Ao nos movimentarmos, a contração muscular libera calor e "aquece"o sangue. As vezes uma caminhada de 30 minutos é cruel no início, mas ao final... estamos transpirando de tanto calor gerado pelo movimento.

Que Tal? Aquecer

Aqueça-se com o calor do seu corpo!

Quanto mais forte é o nosso sistema músculo-esquelético (músculos, articulações e ossos) maior o nosso metabolismo local, logo, mais calor é produzido e liberado para nos aquecer.

E breve a primavera começa. Que Tal aproveitar estas estações dos ano mais quentes para se preparar para o próximo inverno? Fortalecer, melhorar a resistência muscular são excelentes estratégias. Acredite!

Lembre-se: voce pode ir caminhar bem agasalhado(a). Cachecol para o pescoço já existe, mas nada impede de você adaptar alguns para as regiões mais sensíveis.

Que tal uma adaptação de polaina ou cachecol para um joelho sensível?

Seja criativo(a).

Mais um Post com Ilustração da Fisioterapeuta Juliana Barcellos de Souza, Ph.D.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page