Que tal? Trocar a correria e a insegurança por moderação
"Estou com dor, e não sei bem o que fazer.
Alguns me dizem para caminhar,
outro para tomar remédios,
tem gente que diz que tenho que ficar parado(a)..
e aprender a relaxar ?!
.... quanta coisa?!
Parece que a cada dia eu fico mais confuso(a)
Será que daria para me deixar em paz?"
A correria que vivem os pacientes com dores crônicas, correndo entre consultas e
procurando novos tratamentos, somada a quantidade de conselhos, recomendações e sugestões de familiares e amigos pode ser - MAIS UM - motivo de estresse para a pessoa que sofre com dor crônica.
Literalmente: existe uma poluição de informações.
São numerosas as "Dicas" de bem estar compartilhadas nas redes sociais, nos grupos virtuais, e as "incríveis experiências miraculosas" de desconhecidos (via internet).
Estes conselhos e sugestões podem até ser úteis para você, mas é necessário saber filtrar, caso contrário será impossível relaxar, e decidir qual linha de tratamento é a melhor para você neste estágio da vida.
Infelizmente, avaliamos diariamente várias pessoas que fazem tantos tratamentos cujo efeitos sobrepõem entre si, e o pior: as pessoas tem compromissos diários com terapias e não tem mais tempo para viver! Não tem horário livre para encontrar amigos, ficar em paz assistindo a chuva ou o pôr do sol.
Sabemos que para o tratamento da dor crônica, é fundamental mudar alguns hábitos de vida, entre eles,, defendemos muito: o hábito do lazer! o hábito de fazer o que gosta quando der vontade!
Primeiramente, lembre-se sempre, MODERAÇÃO é a melhor opção. Nada em excesso.
Já ouviu falar que "Todo o excesso esconde uma falta"?
Então, pode ser que:
- o excesso de consultas com médico, fisioterapeuta, acupunturista, psicólogo, massagista, etc. esteja escondendo a sua falta de tempo para sair de casa. Que tal inventar algo novo? Sair de casa para passear, encontrar amigos, dar uma volta com o cachorro, ou simplesmente ir apreciar um cantinho da cidade que faz tempo que você não frequenta. Seria delicioso este reencontro com o seu tempo.
Excessos NÃO são a solução.
Que tal?
Trocar a correria e insegurança por um pouco de moderação no seu dia
Este post inaugura nossa nova série Online da Educa a Dor
Desenhos informativos, feitos e pintados pelas mãos da Fisioterapeuta Juliana Barcellos de Souza, Ph.D.