Pacto de Ulisses

Você conhece o PACTO DE ULISSES?


Sim aquele Ulisses que passou por uma Odisseia para retornar para casa depois da Guerra de Tróia. Acredito que seja o primeiro guerreiro da literatura (escrita), seu conto que passou por muitas gerações até ser registrado na obra Odisséia.

Suas aventuras são até hoje reproduzidas ou inspiram muitos filmes, em especial aqueles do gênero ação e aventura

O Pacto de Ulisses foi sua estratégia para poder ouvir ao canto lendário e sedutor de sereias. Ele sabia que se o ouvisse seria atraído e isso o levaria a morte. Ele próprio não confiava em sua habilidade para tomar uma decisão esclarecida quando estivesse ouvindo o tal canto. Embora soubesse que aquilo levaria ele e sua tripulação à morte. Para impedi-lo de mudar de idéia, ele orientou sua tripulação a tapar os ouvidos (com cera de abelha) e prende-lo bem firme ao mastro do navio.


Mas, você deve estar se questionando em qual a relação desse trecho da obra Odisseia com a imagem.



A principal questão é a energia que o cérebro dedica para a tomada de decisão.

Sim, pensar cansa. O cérebro consome muita energia ao ponderar alternativas de tomada de decisão, essa discussão interna é desgastante.

E essa é nossa reflexão de hoje correlacionando com essa imagem.


Em nosso dia a dia, com o isolamento social e o confinamento em casa, a maioria das pessoas está cansada. Não fazemos grandes coisas durante o dia, mas dormimos e acordamos com a sensação de cansaço.


A explicação para a tomada de decisão, a influência do ambiente e a sua sensação interna vão além da literatura. Elas envolvem questões que ajudam a compreender como funciona o nosso cérebro.


A Odisseia de Ulisses expõem a variabilidade de fatores que influenciam a nossa tomada de decisão. Ou seja, de forma consciente, descansado, nosso herói consegue elaborar um plano para prevenir-se da morte. Ele sabia que não poderia confiar nele próprio em uma situação daquelas, o risco era muito alto.



Em contrapartida, na situação em que vivemos, nossa tomada de decis provavelemente influenciada pelo cansaço de ficar em casa, pelo bombardeio de informação, seja ele pelo covid19 ou pela quantidade de material que temos para estudar (junto a uma cobraçn externa que considera que estamos desocupados).


Ao contrário, o fato de estar confinado não significa que não estejamos sobrecarregados. Há um gasto energético intenso no metabolismo cerebral pelo fato de ficar pensando, analisando as informações diárias que recebe por diferentes canais e meios de comunicaçao.

Por mais que sejamos sempre a mesma pessoa (o mesmo EU) a situação em que estamos e como nos sentimos influencia nossa tomada decisão, influencia nossas escolhas.


Vários estudos demonstram que quando estamos cansados é mais difícil tomar uma decisão esclarecida, ponderando os prós e os contra de cada escolha. Quanto mais cansados (seduzidos pela necessidade básica de recuperar energia) mais difícil será resistir. Por exemplo, pessoas que estão seguindo um regime alimentar. Estudos demonstram que ao final do dia, quando estão muito cansadas, é mais difícil seguir as regras do regime ou da educação alimentar, comparado aos momentos do dia em que ela estava com mais energia. Com a situação do isolamento social, as pessoas tendem a estar cansadas, mesmo ao acordar. Cansadas de seu confinamento, cansadas de interagir muito pouco com as pessoas. Por isso, as vezes fica difícil aderir àquelas recomendações saudáveis de prática de exercício, de alimentação saudável,... Em outra situação, seria diferente.



Mas, que tal aumentar esse nível de energia fazendo um Pacto com você mesma ou você mesmo?


Assim como Ulisses orientou os marinheiro (que taparam os ouvidos) e o amarraram no mastro do navio; impedindo o de sair para a atração do canto. Você poderia fazer um pacto para ajudá-lo a recuperar energia também. Pensar muito, (como o ratinho correndo em círculos) GASTA muita energia!!!



Logo, pouco sobra para fazermos algo novo ! Imagino que a analogia, tenha passado a mensagem aos nossos seguidores que sentem dores.




12 visualizações

ONDE ESTAMOS

HORÁRIO

FALE CONOSCO

Rua Deputado Antonio Edu Vieira, 58, Florianópolis, SC

CEP 88040-000

Nome da empresa: Educa a dor - Tratamento multidisciplinar de dores crônicas Ltda 

CNPJ 10.582.637/0001-97. 

Endereço comercial:   Rua Deputado Antônio Edu Viera, 58,  Florianópolis, SC, Brasil - CEP 88040-000

Data estimada de entrega dos produtos: até  3 dias úteis após a confirmação do pagamento.

© 2023 by Nick Erickson Physiotherapy. Proudly created with Wix.com

Recepção:

Por motivos de recomendação de Isolamento Social, nossas recepcionistas estão trabalhando de forma remota. 

Por favor, enquanto serviços e transportes estão em árhorio reduzido, solicitamos que façam contato com a clinica via:

WhatsApp

- Telegram

- E-mail

- Redes sociais

- Chat em nossa pagina. 

Recepção - Telefone:

(48) 99677.0246

WhatsApp

(48) 99677.0246

Email: atendimento@educaador.com