Nutrir [bem] o seu cérebro

Atualizado: Jun 21


Você já planejou como nutrir bem o seu cérebro?

Ou está se perguntando o por quê? Por que haveria de se preocupar?




Nutrir o cérebro não se resume a aprender um novo idioma, ler mais um livro, assistir um documentário, ou outra atividade cognitiva. A atividade cognitiva é importante, mas a nutrição do cérebro não se resume a ela.


Nutrir o cérebro também não se resume a prática de exercícios físicos, meditação, caminhada, corrida ou similares. Atividade física é importante para a saúde do cérebro, mas essa não se limita ao movimento.


Nutrir o cérebro poderia ser manter-se hidratado. Claro! A hidratação, a presença de água é fundamental para o metabolismo celular inclusive - é super importante - no sistema nervoso.


O que mais?


A resposta seria a alimentação, buscar em sua alimentação por aminoácidos essenciais para a síntese de neurotransmissores saudáveis e de alta qualidade.


🤔 Qual a relação da nutrição com os neurotransmissores?

🤔 O que são neurotransmissores?


🤓 Quem tem fibromialgia ou outra dor persistente, difusa (que se espalha pelo corpo) ou localizada, ... já passou por muitas consultas e muitas propostas de tratamento. E provavelmente, já ouviu falar sobre estas moléuclas importantes para a modulação (o tratamento) da dor: os neurotransmissores.


Os neurotransmissores são


🔬 Moléculas que ficam armazenadas no citoplasma das células nervosa (neurônios) e quando liberadas, permitem a comunicação de um neurônio com o outros.

Quando percebemos o calor, o frio, a dor, a alegria, o medo,... é porque - determinados - neurotransmissores foram liberados e permitiram que a mensagem fosse transportada pelo corpo.

A interpretação da informação no cérebro e o planejamento da ação e comportamento de proteção, aquecimento, risos ou acolhimento.


🔬 São neurotransmissores: DopamINA, NoradrenalINA, SerotonINA (as ÍNAS) são proteínas


😲 Proteínas...... então a gente pode ingerir nos alimentos?

Mais ou menos isso. Mas não exatamente isso.


🤔 De forma lúdica, compara-se as proteínas são descritas como um colar de contas (um colar de aminoácidos), cada conta (aminoácido) é ligado neste colar de acordo com as "normas" estabelecidas pelo nosso código genético (RNA), onde falamos de síntese proteica. Para a síntese das nossas moléculas de proteínas, precisa-se de uma variedade de aminoácidos, vários deles são produzidos pelo próprio corpo humano, mas alguns deles só podem ser adquiridos através da alimentação. Esses aminoácidos não produzidos pelo humano são denominados de aminoácidos essenciais.


Entre os aminoácidos essenciais temos o TRIPTOFANO, que é encontrado legumes e é uma das contas do colar de proteínas na SEROTONINA. Sem o triptofano, não conseguiremos formar ela molécula: é como se o colar ficasse incompleto.



Outro aminoácido que daremos destaque é a TIROSINA. Geralmente o corpo humano o produz, mas em algumas situações de doença "perde-se" um pouco a habilidade de sua síntese. Ainda bem que também podemos adquirí-lo via alimentação. Pode ser encontrado em carnes (brancas), sementes, frutas.



A qualidade de nossos neurotransmissores será influenciada pela variabilidade de alimementos consumidos. Comer sempre a mesma comida, não nos permite uma diversidade de aminoácidos. Mesmo que o nome do aminoácido não muda, sua estrutura é um pouco diferente se ele vier por exemplo da ervilha ou do feijão.



ATENÇÃO:

Por mais que a alimentação seja importante para a nossa síntese proteica (produção de neurotransmissores, das INAS), você não pode trocar sua medicação por alimentos. Você pode e deveria COMPLEMENTAR seu tratamento com alimentação variada e em busca dos aminoácidos essenciais! Alimentos de verdade, legumes, frutas, sementes, carnes...... geralmente têm essas moléculas importantes!






19 visualizações

ONDE ESTAMOS

HORÁRIO

FALE CONOSCO

Rua Deputado Antonio Edu Vieira, 58, Florianópolis, SC

CEP 88040-000

Nome da empresa: Educa a dor - Tratamento multidisciplinar de dores crônicas Ltda 

CNPJ 10.582.637/0001-97. 

Endereço comercial:   Rua Deputado Antônio Edu Viera, 58,  Florianópolis, SC, Brasil - CEP 88040-000

Data estimada de entrega dos produtos: até  3 dias úteis após a confirmação do pagamento.

© 2023 by Nick Erickson Physiotherapy. Proudly created with Wix.com

Recepção:

Por motivos de recomendação de Isolamento Social, nossas recepcionistas estão trabalhando de forma remota. 

Por favor, enquanto serviços e transportes estão em árhorio reduzido, solicitamos que façam contato com a clinica via:

WhatsApp

- Telegram

- E-mail

- Redes sociais

- Chat em nossa pagina. 

Recepção - Telefone:

(48) 99677.0246

WhatsApp

(48) 99677.0246

Email: atendimento@educaador.com