Movimento & Expectativas

Fazer exercício com dor altera o controle motor, equilíbrio e a própria motivação de quem sente dor. Enquanto fisioterapeuta, ou profissional de saude, deve-se evitar a dor durante o movimento. Estratégias e recursos terapêuticos podem auxiliar na inibição da dor! Uma das estratégias terapêuticas é a modulação das expectativas e otimizar a modulação Top-down. Ou seja as expectativas dos pacientes modulam por alterar os recursos acessados pela neuromatriz.

Sem inovar, não haverá diferença

Para fortalecer é necessário expor o sistema musculoesquelético (músculos, articulações e ossos) a exercícios novos e diferentes, mas tudo isso de forma PROGRESSIVA e com INTERVALOS de repouso! Sem isso, não há estímulo para as alterações fisiológicas e biomecânicas.

Treino do movimento...

Fortalecer, alongar, criar situações de instabilidade e novidades, além de animar a sessão, otimiza que a neuromatriz seja recrutada, neurotags, novas e antigas vias motoras são ativadas para um movimento mais funcional e menos hipervigilante.

Estás muito atento a dor?

Hipervigilância, catastrofização da dor, crenças e medos da dor... são termos utilizados por muitos estudiosos e pesquisadores sobre o tema dor, principalmente sobre a dor crônica. Por quê? Talvez porque conviver sou ser surpreendido por uma crise de dor acorde emoções e medos como estes. Logo, julgar os pacientes por seus medos, crenças e hipervigilância a dor não irá nos ajudar a minimizar o efeito na modulação da dor que a pessoa sente. O respeito e a relação terapêutica complementar são fundamentais para a modulação das expectativas e potencializar os efeitos de ativação dos mecanismos de inibição da dor, e a dessensibilização dos mecanismos de facilitação.

Exposição gradual - em quê?

A exposição gradual ao exercício, nada mais é que a progressão, respeitar as etapas fisiológicas e psicossociais da pessoa em reabilitação. É necessário aplicar carga aos sistemas para que eles se fortaleçam e estabeleçam estratégias de movimento. A progressão no tratamento expõem gradualmente o paciente à - NOVOS movimentos/exercícios - movimentos/exercícios com mais CARGA (peso) - movimentos/exercícios com TEMPO de execução variado (lento, rápido, irregular) Assim como expor o paciente a movimentos e incluir: - DISTRAÇÃO (conversa rotineira) - tarefas COGNITIVAS (incluídas discretamente ou diretamente na conversa) - recorrer a MEMÓRIAS e lembranças Sem esquecer que a ROTINA do paciente p

Quando o paciente conquista seu objetivo

O sucesso terapêutico é com certeza objetivo que une paciente e profissionais da saúde que o assistem. Neste fato, acreditamos não haver dúvida. E qual seria o ponto de reflexão conduzido por esta frase da imagem? A quem se atribui o sucesso terapêutico? Socialmente, atribui-se ao profissional que conduziu o processo. Mas, seria o sucesso o fruto da contribuição verbal e do conhecimento cognitivo e avaliativo do clínico, cirurgião ou terapeuta? A prescrição exige uma AÇÃO. Esta ação vai além da recomendação... Sem a determinação, convencimento, motivação ou crença do paciente NENHUMA recomendação será conduzida de forma sistemática. Dessa forma, se o paciente não estiver decidido a seguir na

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

ONDE ESTAMOS

HORÁRIO

FALE CONOSCO

Rua Deputado Antonio Edu Vieira, 58, Florianópolis, SC

CEP 88040-000

Nome da empresa: Educa a dor - Tratamento multidisciplinar de dores crônicas Ltda 

CNPJ 10.582.637/0001-97. 

Endereço comercial:   Rua Deputado Antônio Edu Viera, 58,  Florianópolis, SC, Brasil - CEP 88040-000

Data estimada de entrega dos produtos: até  3 dias úteis após a confirmação do pagamento.

© 2023 by Nick Erickson Physiotherapy. Proudly created with Wix.com

Recepção:

Por motivos de recomendação de Isolamento Social, nossas recepcionistas estão trabalhando de forma remota. 

Por favor, enquanto serviços e transportes estão em árhorio reduzido, solicitamos que façam contato com a clinica via:

WhatsApp

- Telegram

- E-mail

- Redes sociais

- Chat em nossa pagina. 

Recepção - Telefone:

(48) 99677.0246

WhatsApp

(48) 99677.0246

Email: atendimento@educaador.com