top of page

Que tal? Ressignificar


De todas as verdades, talvez a "mais verdadeira" seja aquela onde a realidade é uma construção mental de cada um. Ou seja, cada um vê o mundo, seus eventos e acontecimentos de forma diferente à de outrem.

Paul Watzlawick (escritor, psicólogo e pesquisador) descreve duas realidades:

Realidade de primeira ordem: que se limitam às propriedades físicas que podem ser mensuráveis de forma objetiva e repetitiva.

Realidade de segunda ordem: situação à qual estabelecemos um significado, um valor, ou interpretamos baseados em nossas percepções, em resultados de um dos nossos 5 sentidos.

Entre os grandes conflitos da humanidade, descreve-se o que a comunicação "cria" e nós chamamos de realidade: a nossa realidade = a nossa interpretação = o nosso ponto de vista. Para relações saudáveis é necessário compreender que as realidades interpretadas por cada indivíduo são únicas!

No caso da dor,

está realidade (de segunda ordem) também se aplica.

Primeiramente, por ser - a dor - o resultado de uma interpretação de um dos nossos sentidos (geralmente tato, mas também paladar, audição, olfato e visão).

Em segundo plano - mas não menos importante - cada um de nós dá um significado à dor (assim como a qualquer outro estímulo, evento....) conforme o contexto em que ela surge. Em algumas situações de conflito, quando a dor "surge de forma inesperada" e limita nossa ação, podemos dar significado PIOR à esta dor, cujo modulação e percepção da dor estejam associadas a uma intensidade maior. Assim como, se a estamos com dor e somos surpreendidos por uma boa notícia ou evento, a dor pode ter um significado menos importante, e a percepção da mesma ser redimensionara e relativizada.

Como a realidade depende de cada um, de como cada um vê os acontecimentos, como cada um sente os eventos, nós podemos com um trabalho orientado e centrado na psicologia, ajudá-los a ressignificar a dor!

Nosso evento de Dor & Emoção, no final deste mês de novembro irá abordar este assunto.

Participe!

É preciso mudar nossa forma de ver as coisas, para poder mudá-las.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page