Avançar para o conteúdo principal

2016 - Ano mundial de combate a dor ARTICULAR


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Prevenção da dor crônica

O tratamento precoce de qualquer doença sempre foi uma sábia ação.Com a dor não é diferente. Não sofra à toa! Não tente suportar a dor em situações difíceis e sobretudo, Não deixe que a dor influencie a sua qualidade de vida! Tome uma atitude, adote estratégias (farmacológicas ou não) para o conter o sintoma. 
Eu me lembro bem, eu no pós-operatório da minha cirurgia de apendicite (com 9 semanas de gestação do meu primeiro bebê). Acordei e senti dor. Pedi analgésicos até chegar a um vestígio do sintoma. Eu não ia sair dali com dor né!? Eu estava no melhor local para ser medicada, tinha que garantir meu conforto ali, no hospital, tanto no pré operatório quando no pós! Afinal de contas se estudamos a dor crônica e verificamos que cirurgias com analgesia ineficaz são potenciais fatores de risco para a dor persistente - eu não queria isso de brinde!? E Nem você! Então fale SEMPRE e não sinta dor à toa.
(abro parênteses para defender a dor do parto natural - esta não é uma dor à toa, é uma do…

Dor no Frio - piora? o que fazer?

Educação em Saúde, "Empowerment" - o que é?

Nosso principal objetivo como prestador de serviço em saúde é ajudar o paciente a ser autônomo em seu tratamento. Afinal de contas ele é quem vive e convive diariamente com o sintoma, ele é o Expert da situação.

[Tradução da Charge: "Os pacientes sabem mais de sua doença do que eu. Eu preciso ter/conseguir ter um modem mais rápido, Internet de acesso mais rápido do que eles"]

Este movimento de educação em saúde é cada vez mais pesquisado e estudado em grandes universidades, e desta forma, conquista seu espaço na clínica.
No inglês falamos em "empowerment" (empoderamento). Do ponto de vista clínico (e prático) este termo significa que o profissional da saúde (médico, enfermeiro, fisioterapeuta, etc) DEVE PERMITIR que VOCÊ (paciente) POSSA APRENDER a TER o CONTROLE de sua condição de saúde. Este movimento vê o paciente como o protagonista no processo de tratamento e o profissional da saúde passa a guiar o paciente nesta - longa - caminhada.

Podemos fazer uma analog…